This Is Us é uma série lançada em 2016, transmitida pela National Broadcasting Company (NBC) e que também está disponível no catálogo da Amazon Prime. Com episódios que duram cerca de 40 minutos, a série conta com 4 temporadas no momento em que esta resenha foi publicada.
This Is Us acompanha a vida e a história de 3 irmãos gêmeos, Randall, Kate e Kevin, transmitindo cenas do presente e do passado, de forma que o telespectador acompanha pontos importantes das suas criações, da relação de seus pais e percebe como esses momentos os influenciaram na vida adulta.
Sobre a série
Por bastante tempo ouvi recomendações positivas dessa série, mas relutei em assistir por achar que seria apenas mais uma sitcom apelativa sobre a família tradicional estadunidense e, bem… eu estava errada. Essa série - que passa bem longe de uma sitcom - me conquistou logo no primeiro episódio. A forma como a história é introduzida consegue ser atrativa, instigante e surpreendente, justamente por causa da alternância entre passado e presente, que ocorre de forma sutil, fluida e perfeitamente adequada. Além disso, por eu tê-lo assistido apenas com a sinopse da Amazon Prime, testemunhei um leve plot twist e, sim, plots twists são meu ponto fraco.
Como irmãos já adultos, cada um vive sua própria vida e num primeiro momento não entendi propriamente a ligação entre eles, já que todos são muito diferentes entre si. No entanto, a forma como suas histórias é interligada demonstra que o presente não é nada mais que o resultado de suas trajetórias e, sobretudo, de cada passo dos seus desenvolvimentos quando crianças.
Fonte: UOL
Ademais, a série não é sobre os gêmeos apenas. Seus pais recebem o devido protagonismo como indivíduos, como casal e, claro, também como pais também. Dessa forma, é possível explorar de forma satisfatória a profundidade de cada personagem, entendo os motivos das decisões dos pais no passado e os reflexos dessa infância nas relações familiares e nos padrões comportamentais dos filhos.
A trilha sonora também pode ser considerada um grande bônus. As canções de Sufjan Stevens, Jackson C. Frank, Cindy Lauper e muitos outros nomes surgem nos melhores momentos abrilhantam consideravelmente as cenas.
Fonte: Vox
Entretanto, o que eu mais tenho a elogiar nessa série é a humanização dos personagens. Nenhum deles é apresentado como mocinho ou vilão, mas como seres humanos suscetíveis a erros, tentando fazer o seu melhor de acordo com as vivências que acumularam. This Is Us é uma série sobre pessoas, mas, acima de tudo, sobre relacionamentos. É sobre a complexidade das relações humanas (não apenas familiares) e como esses relacionamentos nos marcam e nos definem, resultando em um “eu” que só existe a partir do contato com o outro.
Portanto, não conte com uma família perfeita, clássica em algumas sitcoms de sinopse semelhante. Ao invés disso, esteja aberto a ver vidas, com seus erros e acertos, se identificar com pessoas que serão parecidas com você e comigo e abraçar os momentos naturalmente emocionantes que você certamente verá.
E fim de história!
Comments